quinta-feira, 23 de abril de 2009

ARTE CONTEMPORÂNEA


Olá, pessoal. Um pouco de arte contemporânea brasileira pra todos. Trabalho da Pri Corbo. Abraços. FG

TECNOLOGIA INTERATIVA

Olá! Depois de muito tempo ausente e sem postagens, publico outra construção discursiva que segue as anteriores. Abraços a todos. Fernão Gomes

No terminal eletrônico, o usuário insere o cartão e observa a interface do monitor transformar-se: no centro da tela, projeta-se o logo do banco; nas extremidades, as operações disponíveis. Ele pressiona a tecla de saque, digita o valor e confirma a senha. Enquanto aguarda a operação concluir-se, ele sente a pressão do metal frio do revólver sobre a nuca e a respiração quente e alterada daquele que o constrange. O terminal libera o dinheiro no mesmo instante em que outro usuário abre a porta do banco. O assaltante se assusta e, por conta da excelente tecnologia da indústria de armas, que produz gatilhos tão sensíveis, acontece o disparo. O assaltante deixa a agência e desaparece na noite, sob o neon intermitente que se reflete na porta de vidro e na tela dos terminais. O primeiro usuário está caído, inerte entre notas e manchas de sangue.
O investigador solicita que o operador de vídeo volte o filme, uma vez mais. Ele assiste à seqüência e, a certa altura, no instante em que o segundo usuário entra na agência, o assaltante olha em direção à porta, permitindo identificar-se. Seguindo instruções do investigador, o operador de vídeo volta a cena, outra vez, até pausá-la no rosto do assaltante. Enquadram-no, imprimem cópias e saem a caçá-lo.
O rapaz pressiona a tecla do controle remoto e interrompe o filme. Levanta-se do sofá, desliga o som, vai à janela, debruça-se, apoiado nos cotovelos e, enquanto limpa os vãos da gengiva com a língua, eliminando as últimas partículas de pizza, contempla a noite sobre o grande centro. Permanece assim por uns minutos, sem pensar em nada, só olhando. Volta ao centro da sala, toma um gole de cerveja e acende um cigarro. Acomoda-se no sofá e continua assistindo ao filme que alugara no final da tarde.
Esse sujeito no apartamento da grande cidade; o investigador e seu assistente; o assaltante e o usuário na agência bancária, podem ser possibilidades, perspectivas que se articulam nos campos fronteiriços da mais complexa e contundente das tecnologias.