quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ALEPH


De olhos cerrados, sentindo meu ser partido ao meio, trespassado por todos os medos que pude engendrar - e o quanto por eles me senti transido; de olhos vaporosos, sem sequer uma imagem ou representação do que de mim se aproximava e me afligia; sem qualquer indício de um espírito voluntarioso ou de uma bravura constituída, mas também sem temeridades frívolas que se transmutassem em capricho, ilusão ou veleidade; sentindo-me como quem deve ser, a cada passo, o próprio caminho, transcendi as linhas que mantêm os homens em seus abrigos cotidianos (os mesmos que os eximem do assombro de ser livres), e vi o quanto estes olhos puderam abarcar. Vi as entranhas da Lua e sua estranha concavidade; vi os campos magnéticos que constituem a grande teia da Terra - e todos eles penetravam, enfeixados, meu chakra cardíaco; vi um bergantim silencioso e sua imperceptível ondulação na superfície de um oceano irreal; vi as vastidões lisissímas dos potentes discos rígidos, detentores de nossa renegada memória; vi também as misteriosas placas lógicas, ao longo das quais se forjam avenidas simétricas e seus reinos de anjos cibernéticos; também vi a dança das esferas: em sua dinâmica não há centro, e tudo em sua dinâmica é o próprio centro; vi as paisagens da Patagônia e em meu delírio adolescente apaguei, para sempre, de meus versos, as fronteiras outrora sólidas do real; vi os álamos movendo-se, inquietos, como espectros de um país perdido; também vi meu próprio sangue e nele se enredava uma nova trama, um novo estremecimento; vi passarem por mim os amores e as ferocidades históricas; vi meu corpo diante de mim, aguardando uma estranha unção; vi meu rosto e meus olhos profundos e neles estavam inscritos a Sua face – marca inextinguível capaz de conter a substância a que todos aspiram: a própria Centelha.
a Jorge Luis Borges

FERNÃO GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário