quinta-feira, 28 de outubro de 2010

EVENTO

Na noite fria de Londres, dois policiais acima do peso perseguem, ofegantes, um sujeito que se dissolve num corredor, sobe um lance da escada, atravessa a marquise e salta o muro entre os edifícios. Ele é um graffiti bomber e há pouco foi surpreendido em ação, mas fugiu às autoridades e aí o vemos, rosto escondido no capuz, mochila nas costas. Durante a fuga, passa por um estêncil de Banksy, vai em direção a um beco, salta outro muro e bate com os dois pés no chão, enquanto volta os olhos para as luzes estranhas que rasgam o céu da Inglaterra. Ele não sabe, mas a terra sob seus pés tremeu tão diferente que, no extremo oeste da Mongólia, um cazaque criador de camelos sentiu o tremor, no mesmo instante, onde no entanto já se vive outro tempo, é o dia seguinte, são seis horas da manhã. Ele está sentado, fumando e olhando a paisagem deserta, enquanto o vento frio sopra em seu rosto. Os animais estão inquietos, resmungaram a noite toda. Vai ao curral, renova os fardos de ração e, sentindo-se instável como os camelos em jejum, volta os olhos para o céu e vê as luzes de Londres cortando o céu da Mongólia. Seu grito prolongado assusta instantaneamente os trabalhadores do mercado municipal de São Paulo, mas lá ainda é o dia anterior, são nove horas da noite e eles se preparam para a grande feira do amanhecer, que talvez nunca aconteça. Inquietos como os camelos da Mongólia, abandonam no chão as caixas de legumes, giram os olhos para o céu e contemplam as luzes que riscam a noite de São Paulo, sentindo tremores assim como a terra tremera sob os pés do graffiti bomber londrino.



FERNÃO GOMES

6 comentários:

  1. Deve ser incrível poder fazer do mundo um cardápio para nossa percepção. Não é mesmo, professor? Mas cá entre nós: fazer da nossa percepção o lápis que de fato delinea nosso mundo é apenas para os loucos, os tão iluminados loucos - a grande maioria, receosa, parece anular-se para não se arriscar... Professor, você é louco; admiravelmente louco.

    ResponderExcluir
  2. Sao otimos textos! Pode-se perceber neles que você realmente é romantico.
    Seus textos, são muito inspiradores,tocantes e fazem com que se pense a respeito deles, sem falar que pode-se os relacionar com a vida.
    Você como pessoa eh incrível e deve ser por isso que seus textos saem tao bons...
    Amei o seu blog, realmente muito bom. Continue postando, por favor.
    Concordo com seu aluno(comentário a cima) Você é louco, admiravelmente louco.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não diria que é somente louco, mas também sabe canalizar a sua loucura!
    Bom texto, me deixou imaginando como continuaria essa história, é o tipo de narrativa por qual qualquer pessoa sente alguma afinidade, afinal, quem é esse graffiti bomber? Sou eu, você, ou o cara que esta lendo do outro lado do mundo?

    ResponderExcluir