sexta-feira, 2 de setembro de 2011

EPITÁFIO


Hoje, que me sinto cansado de sentir o que sou,

Hoje, que pensar que me sinto cansado de sentir o que sou me cansa,

Hoje, e só hoje, e nunca mais,

Quero escrever o meu epitáfio:

Aqui jaz Fernão Gomes

Tudo o mais é mitologia.



Sou sublime, meus irmãos, assim como sois também, e não sabeis.

Não pretendo jazer sob a terra, silencioso, como jazem outros homens,

Porque jazer sob a terra, como jazem outros homens, silenciosos,

Não é destino; é símbolo; é sombra; é nada.

E, por esta razão, por esta única e essencial razão,

Quero agora corrigir o epitáfio que acabo de conceber:

Aqui não jaz Fernão Gomes

Ele deu um chiste na morte

E pegou o primeiro caminho de estrelas pro infinito.

 
FERNÃO GOMES

Um comentário:

  1. Algumas imagens ficam sempre retidas em nossas mentes, não é, Jr.
    Várias delas são simplesmente fantásticas, maravilhosas, extraordinárias. Por exemplo: sempre supus que meu pai havia nascido grande, tendo passado do útero direto à vida adulta. Quando era menino e vi as fotos dele quando criança, espantei-me: a noção de que ele poderia ter sido pequeno, assim como eu era à época, simplesmente me assustava. Talvez porque eu não tivesse conhecido meus avós, pais dele, já falecidos quando de meu nascimento. Mas essa ideia meio estranha à Benjamin Button me fascinou durante muito tempo.
    Com você, que foi meu professor de literatura e continua sendo professor da vida, as imagens foram semelhantes. Num e-mail, quando você me falava que havia visitado seu pai em Botucatu, pensei: "Meu Deus, o Jr tem pai, ele não veio de outra galáxia, como eu sempre acreditei..." Coisa simplória, é óbvio, fato aquém da racionalidade, mas foi o mesmo que, quando pimpolho, asseverar-me de que o bom-velhinho não existe; é uma criação que veio à baila por intermédio de uma propaganda da Coca-Cola.
    Portanto, ler que "... Ele deu um chiste na morte/ E pegou o primeiro caminho de estrelas pro infinito." é o princípio vital à noção do quão importante pode ser uma pessoa em nossas vidas, seja ela de carne e osso, seja ela uma alienígena na melhor acepção do termo.
    Um grande abraço fraternal, meu velho.

    ResponderExcluir