sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PERFORMANCE


Foi brusco o movimento que o trouxe à vida. Percebeu-se sentado na cama, respiração alterada, coração acelerado, o corpo e o lençol ensopados pelo suor viscoso. Ficou assim por um instante, banhado pela luz mortiça da luminária, incomodado com a boca seca, esturricada, sob cuja aridez se escondem os fósseis do que ficou por dizer. Trouxe consigo a sensação de um deslocamento inesperado, de uma intervenção digressiva que o removia de uma narrativa inconclusa e o transfixava numa possibilidade cenográfica aparentemente desconhecida. Levantou-se, percorreu o quarto com o olhar: nenhum objeto evocava qualquer lembrança, não parecia ter o menor vínculo com aquele cenário no qual acabara de aparecer, vindo não se sabe de onde. A sensação de que representara um papel numa trama subitamente suspensa e inacabada ainda era forte, ainda vibrava em todo o seu ser. Descobriu a cozinha e procurou água. “Tenho a impressão de haver palcos em mundos diferentes; e alguma simetria perfeitamente inconcebível mobiliza-nos entre dezenas (talvez centenas) de representações com as quais é possível construir um drama cósmico. Sob essa perspectiva, os sonhos são lembranças de atuações anteriores. Mas isso é loucura; devo estar perdendo o juízo.” Fez um breve reconhecimento dos cômodos do apartamento e chegou à sacada. Sentiu o vento frio sobre o corpo ainda quente. “Se for isso mesmo, quantos sujeitos eu sou? Ou de quantos eus sou constituído?” Contemplou as luzes da cidade, enquanto fechava sobre o peito o casaco com o qual despertara, ainda umedecido de suor.

FERNÃO GOMES

2 comentários:

  1. Pois é, meu caro. Creio que a parte final - "E pode não ser só comigo" tem mais a dizer do que todo o resto. Ela diz o movimento - se do homem, deles todos, do universo, não sei - das coisas sobre nossas próprias sensações e vivências. Fato mto curioso, mesmo, nossos textos se alinharam de alguma forma. E não é o primeiro paralelismo deste ano: um foi fotográfico. Tenha um dejavu: caso acesse facebook o link deste outro belissimo paralelismo é: . Se é que paralelismo serve como termo pra esse curioso momento duplo. Abraço! Nos vemos por ai!

    ResponderExcluir
  2. Se apenas pensar nessa ''hipótese'' já nos inquieta, imagine presenciá-la. Arrisco-me até a dizer que, talvez, pudesse representar o início de uma Nova Era.

    ResponderExcluir