sábado, 23 de abril de 2011

O HOMEM NO ESCURO

A onda friíssima de vento alcança seu corpo, perturba sua concentração, quase o empurra precipício abaixo. Ele sente o coração acelerar-se, dobra levemente os joelhos, procura a melhor posição para os pés, enquanto segura com firmeza a vara, em busca do equilíbrio que o manterá no cabo de aço, sabe-se lá por quanto tempo mais. Não esperava essa mudança repentina nas condições meteorológicas. Tudo fora criteriosamente calculado. No entanto, a massa de ar frio transtornara a situação: o vento entre os edifícios constrange seus movimentos, impõe outro ritmo à travessia. A meio caminho do percurso, ele parece tão convicto de seus propósitos, tão certo de suas intenções, quanto agora seu perigoso imobilismo também o revela reticente e suscetível. A tarde avança célere em direção à noite. Aqui embaixo, o trânsito está vencido; as viaturas se reproduzem, histéricas; megafones solicitam, advertem, ameaçam;  dezenas aglomeram-se pela calçada; amontoam-se nas portas dos estabelecimentos; na parada do ônibus; na entrada da estação do metrô. Com a vida interrompida, observam, inquietos, a façanha; perguntam, aflitos, sobre as razões que o impelem ao desafio, que o impulsionam ao limite das coisas. Repentinamente, uma senhora grita, em meio à multidão: “Olhem bem aquele rapaz! Ele tem a chave!” E aquele rapaz, habitante de sua infalível solidão, premido pelas ferozes oscilações da massa de ar frio, decidiu não resistir: retirou os pés do cabo de aço, como se os elevasse a degrau invisível, e percorreu a outra metade do percurso deslizando nas ondas do vento.

FERNÃO GOMES

3 comentários:

  1. a chave é a morte?, ou a morte aguarda aqueles que conseguem obter a chave?, uma vez que como o fez a "senhora", aqueles que não conseguiram a chave, tornam tão difícil a vida aos que a possuem, que a chave acaba libertando do mundo o corpo, e não a mente.Pois libertando a mente, tornamo-nos execreados, pelos que ainda a tem presa.

    Ler "o homem no escuro" incita-me, dentre outras reflexões, a esta descrita acima...

    ResponderExcluir
  2. Pois para mim não pensei necessariamente na morte; aos olhos surgiu a imagem lúdica de um homem que caminha solto no espaço, que galga degraus invisíveis, que alcança dimensões que a frágil carne humana ainda não superou.

    uma maravilha de texto.

    ResponderExcluir
  3. Humm, muito bom! Seria uma performance? Ao meu ver, o artista vive sempre buscando a beira do precipício e quando ele chega cai ou voa...

    PS: Ressuscitei!

    ResponderExcluir